Descrição

SEJAM TODOS MUITO BEM-VINDOS!

Entrem, naveguem pelo vasto conteúdo deste blog e fiquem super à vontade para comentar e dar novas sugestões, ok?

ESMALTEM-SE E SEJAM FELIZES!

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

DICA DE OURO para melhor conservação dos esmaltes

Olá, meninas, bom dia!!

Sabe o que vim falar com vocês hoje?

Vim falar sobre como conservar bem os seus queridos vidrinhos.



Mas vamos combinar que não adianta eu ficar aqui dando aquelas dicas de sempre, né?

Ah, você se esqueceu das dicas de sempre sobre "como conservar esmaltes"?

Aqui vão as mais básicas, para refrescar sua memória:

1) Mantenha os seus esmaltes em lugares secos  e  arejados, já que os ambientes muito quentes (ou muito frios)  causam alteração na química do produto e podem alterar  a cor original. Isto inclui a geladeira, ok? Geladeira é para guardar alimentos, não esmaltes.

2) Após utilizar o esmalte, limpe a boca do vidro do esmalte (tampinha) com acetona. Esse cuidado simples  evitará que aquele resto de esmalte fique endurecido na tampa, dificultando a abertura do produto. E feche muito bem o frasco depois de usar, claro.

3) Armazene seus esmaltes de preferência em posição vertical: os vidrinhos armazenados em pé duram mais do que os  guardados de qualquer jeito. 

Tudo isso é feito com a principal finalidade de evitar que os esmaltes engrossem e- com isso- estraguem.

Mas disso vocês já estão cansadas de saber, né? E eu não estou aqui pra cansar a beleza de vocês... rs

A dica de ouro que eu quero compartilhar com vocês hoje  foi uma ideia da brilhante Chrystal.RJ, colaboradora do Blog Crazy 'Bout Nails e 100% fissurada em esmaltes.

Vocês sabem o que é uma "BILHA"?

- Definição de Bilha: 
"Bilha- Pequena esfera de aço para diminuir o atrito nos rolamentos: roda de bilha" (FONTE)

Bilhas são esferas, gente, são aquelas esferinhas que vêm dentro de alguns esmaltes,  e que ajudam a misturar melhor a química deles antes de usarmos.
Bilhas são esferas

- Utilidade de uma bilha- esmaltísticamente falando, é claro.

Vocês já devem ter percebido que quando deixamos um esmalte sem usar durante algum tempo, mesmo que eles sejam guardados de pé como manda o figurino, pode acontecer de decantarem, ou seja, de ficarem "mal misturados" , visualmente falando.

As bilhas que algumas marcas colocavam dentro dos esmaltes ajudam nesta tarefa de misturar o produto,  homogeneizar o conteúdo e talz. 

Eu me lembro  perfeitamente de quais marcas nacionais já incluíam as bilhas em seus produtos (* está curiosa? pergunte-me) , e posso dizer que HOJE em dia, não tenho conhecimento de nenhuma nacional que as inclua nos frascos. Uma pena, de verdade.

"Mas agora seus problemas se acabaram-se!"- diria o Seu Creysson do Casseta & Planeta.



- A DICA DE OURO:

A dica de ouro do Blog Crazy 'Bout Nails é: coloque bilhas de aço inox dentro de seus esmaltes preferidos!!!


- O teste com as bilhas:

Decidimos encomendar (em São Paulo) 100 bilhas em aço INOX, diâmetro 3,9 milímetros, para teste em nossos adorados vidros de esmalte, començando por aqueles mais antiguinhos ou que já apresentavam sinais de decantação, apesar de novos.

Colocamos 2 a 2 dentro de cada vidro. Deu para 50 vidros (oh, que conclusão mais óbvia), ou seja, quase nada... já que cada uma de nós tem mais de 700 frascos.

Sacudimos cada vidro vigorosamente com as bilhas em seu interior e a conclusão do teste foi muito satisfatória: as bilhas realmente ajudam a misturar o conteúdo do vidro de esmalte, deixando que fique sempre homogêneo e- com isso- adiando a decantação ou a perda do produto por engrossamento- que é tudo o que nós não queremos, né?

Mas atenção, meninas: por favor, estamos falando de bilhas de aço inox, ok? As de outros materiais não são aconselhadas porque seus componentes podem se misturar com os componentes do esmalte e alterar suas cores, tá legal? Existem bilhas de vários materiais (inclusive cromo, carbono, vidro e ferro), mas as nossas são somente as de aço inox.

Observação da "cientista" : a nossa amiga Chrystal havia comprado, anteriormente, bilhas de tamanhos menores do que 3,9mm , e o resultado do teste foi #fail: as bilhas eram leves demais, ou pouco densas,  e não surtiam o efeito desejado, qual seja, o de pesar para misturar o esmalte. Algum(a)  professor (a)  de física de plantão aí pra me ajudar a explicar pra vocês? Fiquei sem palavras!

Bem, meninas, por hoje é só. Espero que tenham gostado da nossa brincadeira de cientista e que a dica de ouro tenha ajudado vocês a manter sempre novinhos os seus esmaltes preferidos.

Amanhã tem mais post saindo do forno e em breve ....+ SORTEIO PRA VOCÊS!!!! \o/ \o/ \o/

Beijooooo!!!

Marcelle

10 comentários:

  1. Ai, amiga, que post bem escrito, que orgulho de você! :o)))

    Agora, a pergunta que não quer calar: o que fazer com 100 bilhas de 3 mm? kkkk

    Mas só para complementar as informações: a razão pela qual a minha experiência com as bilhas de 3 mm não foi bem-sucedida é explicada pelo princípio de Arquimedes, que pode ser enunciado da seguinte maneira: um fluido em equilíbrio (o esmalte) age sobre um corpo sólido (monólito, ou as bilhas) nele imerso (parcial ou totalmente) com uma força vertical orientada de baixo para cima, denominada empuxo, aplicada no centro da gravidade do volume de fluido deslocado, cuja intensidade é igual à do peso do volume de fluido deslocado.
    Considerando que no interior de um líquido em equilíbrio, certa porção cujo peso seja PL, as forças hidrostáticas com que o restante do líquido age sobre a porção considerada devem equilibrar o peso da porção líquida. A resultante de todas essas forças hidrostáticas é denominada empuxo e é representada por E.

    E = PL

    Se mergulharmos no líquido (o esmalte) um monólito (as bilhas) de forma e volume idênticos aos da porção líquida considerada, não se alteram as condições de equilíbrio para o líquido. Sendo assim, as forças hidrostáticas, cuja resultante é o empuxo (E), continuarão a equilibrar o peso do líquido (PL) que agora foi desalojado pelo monólito. Na situação presente, o empuxo estará agindo sobre o monólito, equilibrando o peso do monólito (PC).

    Desenvolvendo a igualdade, segundo a qual o empuxo tem intensidade igual à do peso de líquido deslocado pelo monólito, obtemos;

    E = PL = mL . g

    Onde g é a aceleração da gravidade (m/s2) e mL é a massa do líquido. Sendo:

    mL = dL . VL

    Onde dL é a densidade do líquido (g/cm3) e VL é o volume do líquido deslocado (cm3). Substituindo, temos:

    E = dL . VL . g

    Portanto, o peso das bilhas não foi suficiente para provocar a gravidade e o empuxo necessários para o deslocamento do líquido (o esmalte).

    Conclusão: esmalte também é cultura!!!! kkkkk

    Beijo beijo beeeeeeeeeeeeeijo!
    (gargalhando muitooo aqui!)

    ResponderExcluir
  2. Que dica interessante, jamais eu ia pensar numa coisa dessa, valeu mesmo!
    Beijo
    Carol

    @carolgrtn
    http://coisinhascarolina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. muito legal Marcelle!!! melhor ainda com o coment da Crystal kkkkk

    eu sou bem desligada, e tava aqui lendo seu blog e (pra variar) pintando as unhas... na verdade estava escolhendo que esmalte ia usar...

    comprei recentemente um duocromático da nubar que não tem jeito de eu gostar dele :/

    no site ele parecia tão lindoooo...

    enfim, testei ele com o nubar 2010 (flocado) por cima e até gostei do resultado, mas foco não é isso, o lance é que, eis que a lerdinha aqui pega o fraco de nubar e vê duas bolinhas correndo dentro kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    eu achei o máximo!!! não havia percebido e se não tivesse lido isso aqui ia ficar intrigada com aquelas bolinhas lá dentro !! kkkk

    :P

    Beijocas.

    P.S.: eu adoro Física =)

    ResponderExcluir
  4. ahhhh, já ia esquecendo...

    lol (a chata)

    onde vc comprou estas bolinhas mágicas hein? rsrsrs

    + bjus

    ResponderExcluir
  5. @Chrystal.RJ- Taquiupariu hein, amiga? Quando vi as fórmulas aqui nos comentários nem acreditei... kkkkkkkkk Rolei de rir!:-D

    @Jeanne- Oiii lindona! Vou te mandar por email o endereço da loja que vende as bilhas. Ahhhh, e tow curiosa pra ver esse seu NUBAR!! Beijooo

    ResponderExcluir
  6. Nossa nem sabia disso, muito menos que esmaltes antigos e internacionais tem isso! Mas faz tooodo sentido, porque quando fazemos misturinhas entra o fofo do parafuso para ajudar a misturar.

    ResponderExcluir
  7. Que bom que você gostou, Ma! Eu realmente me diverti muitooo escrevendo aquilo! hehehe

    Só falta descobrir o que eu faço com as 100 bilhas de 3 mm rsrsrs

    ResponderExcluir
  8. @Letty:
    Sim, eu tenho alguns esmaltes antigos da Natura e da Avon que têm essas bolinhas. E os estrangeiros quase todos também têm!

    ResponderExcluir
  9. Adorei as dicas e já estou procurando as bilhas,não sabia que estas bolinhas tinham nome, mas são eficientes. Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Q otima dicas! Vou dar uma olhada pra ver se acho pra comprar.
    Vlw
    Bjs

    ResponderExcluir

O que você achou deste post? Você gostou? CONTA PRA GENTE, não vá sair sem dizer nada...
Compartilhe conosco suas opiniões! Dê sugestões, ideias, deixe seu blog para que o visitemos.
Nós escrevemos pensando em você!