Descrição

SEJAM TODOS MUITO BEM-VINDOS!

Entrem, naveguem pelo vasto conteúdo deste blog e fiquem super à vontade para comentar e dar novas sugestões, ok?

ESMALTEM-SE E SEJAM FELIZES!

domingo, 19 de junho de 2011

ESMALTE EM GEL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

Alô, meninas, tudo certinho? Aqui tudo ótimo.

Hoje vou contar pra vocês a minha mais recente e arriscada experiência esmaltística: colocar esmalte em gel nas unhas.

ESMALTE EM GEL DA MARCA GELISH

Antes de eu oferecer minhas garrinhas à especialista, fui logo sendo alertada: "Olha, ele não sai, não, tá? Não sai nem com acetona. Você tem mesmo certeza de que quer fazer a aplicação? Ele NÃO sai."

Fiquei desconfiada, mas por amor ao Blog decidi embarcar nesta experiência e ver no que ia dar.


ESMALTE EM GEL da marca GELCO


Mas o que é a aplicação de esmalte em gel, afinal?

É um processo em que as unhas (naturais ou sintéticas) recebem uma pintura de gel colorido polimerizado em cabine ultra-violeta (UV). O gel colorido é então fixado nas unhas e tem a duração de até 3 semanas. Se o cliente desejar continuar usando a mesma cor após vários dias, é necessário fazer o retoque na parte da unha que cresceu.


Foto à luz do dia, feita poucos dias depois da aplicação.

Como é feito?

Inicialmente, quero me desculpar com as leitoras por não ter feito fotos do passo-a-passo da esmaltação em gel - eu bem que tentei, mas o pessoal do salão não deixou [será que estavam com medo da concorrência aprender e sair fazendo? vai saber...]. Uma pena (pois a nossa intenção era pura e simplesmente mostrar o básico pras pessoas que não conhecem) mas também só por isso não vou dizer aonde foi que eu fiz.  Só digo que foi no centro do Rio de Janeiro.

Assim como em uma manicure comum, as unhas são cutiladas e lixadas. Em seguida é aplicada uma camada de um óleo que - segundo a profissional -  protege a cutícula (Nota da autora: protege por quê e  de  quê?? será que o negócio é tão 'hardcore' assim?- foi a 1ª coisa que pensei). Depois, a manicure me pediu pra ir ao toillete lavar bem as mãos inclusive com escovinha de unhas, para retirar bem o óleo, e voltar com as mãos bem secas.

Então ela aplicou a base e o esmalte em gel em cada unha. Notei que a profissional tomou um cuidado extremo ao aplicar o esmalte, de modo a não deixar que ele tocasse nas cutículas e nem borrasse (fiquei imaginando o horror pra limpar depois, haha).

O esmalte que ela usou em mim era vinho, e da marca GELCO, mas vi que havia outra marca por lá também (GELISH- vide foto acima), com outras cores. Vi mais ou menos umas 15 cores, entre rosas, vermelhos, branquinhos, e UM azul. As cores eram quase todas "creuzas" (termo que designa cores comuns e populares). Os esmaltes não vinham em potinhos baixos (para usar com pincel longo), não. Vinham em vidros gordinhos, como os dos esmaltes Jordana. Acho que eram todos importados.

Uma cabine de UV
As unhas são então expostas para secagem por 30 segundos sob luz UV na cabine específica (foto acima). A segunda demão é aplicada e depois vem nova secagem por 30 segundos. Ao final, uma camada de protetor é aplicada (como se fosse um extrabrilho, mas tem proteção solar).



 Quais são as vantagens de usar esmalte em gel?

1) Tempo de secagem - A luz UV seca o esmalte em poucos minutos. O risco de você borrar em seguida é nulo.

2) Longa duração - O esmalte em gel dura 2-3 semanas sem lascar e sem perder o brilho.

3) Pode ser usado em unhas naturais ou sintéticas (ex.: de acrygel ou porcelana) - O produto pode ser usado sobre uma unha natural ou sobre uma unha sintética.

4) Você pode trocar de cor - Se você quiser mudar sua cor sem ir à manicure, você pode. Basta pintar qualquer outra cor por cima do esmalte em gel e removê-lo com os removedores comuns à base de acetona - o esmalte em gel não será afetado.


 Quais são as desvantagens de usar esmalte em gel?

1) Longa duração - Você aguenta ficar 2-3 semanas olhando pra cara do mesmo esmalte??? EU NÃO.

2) Alto custo - O esmalte em gel só pode ser aplicado por um profissional competente e o serviço é mais caro do que a manicure tradicional. Onde eu fiz, o preço da aplicação era R$35,00  e R$5,00 a remoção (valores de junho/2011).

3) Muito Difícil remoção - Se você quiser mudar a sua cor, você deve remover completamente todo o esmalte em gel. E se a profissional não for competente o bastante, pode estragar a sua unha. Não adianta tentar remover em casa (ele não sai com acetona nem com removedor comum) - é melhor pagar para ter o esmalte profissionalmente removido.

4) Crescimento da unha à mostra - Se você escolher uma cor escura e sólida, por duas semanas, o crescimento será muito aparente. É como quem tinge os cabelos - e depois de um tempo a raiz escura aparece, certo?

5) Você NÃO pode trocar de cor - A não ser que você pinte outra cor por cima do esmalte em gel- ISSO se a cor de baixo permitir. No meu caso, por exemplo, se eu quisesse pintar de branquinho por cima do esmalte vinho iria ficar obviamente manchado.


Problemas que eu vivi: 1) em menos de 15 dias já havia uns 3mm de unha branca (que havia crescido) aparecendo. Estava uó!! ; 2) o esmalte em gel não descasca, mas ficou muito arranhado, igual pintura de carro; 3) a profissional que fez minhas unhas limpou mal o esmalte que estava antes e ainda ficou suja de azul a cutícula, e 4) ela também deixou grudar um fio de algodão no esmalte e ele ficou ali, petrificado em alto relevo (unha do polegar esquerdo). Ficou horrendo!!


Vejam as fotos abaixo (tiradas, respectivamente, cinco e oito dias após a aplicação) e reparem como nossas unhas crescem rápido e nem percebemos.




Dá pra ver os arranhões no esmalte? Clica que aumenta. Veja tbm o fio grudado no esmalte.


Foto feita 8 dias depois da aplicação- quase meio metro de unha de fora.
Parece que saiu uma lasca ali no dedo médio, mas é reflexo da luz.

Vamos ver mais fotos deste esmalte em minhas unhas:


ESMALTE EM GEL: longa, longa duração.

Debaixo d'água.

Conclusão:

Bem, meninas, a minha conclusão é que esses esmaltes têm lá suas vantagens, mas pra mim não servem, não. Eu gosto de trocar de cor várias vezes por mês, me dá alergia só de pensar em ficar presa numa cor só durante tanto tempo - e pior, ficar refém de salão para poder remover o esmalte, correndo o risco de pegar um profissional desqualificado e f*$#er minha unha inteira: não, não e não, obrigada.

Acho que vale a pena: 1) para quem não se incomoda em ficar com a mesma cor por muito tempo; 2) para quem não tem muito saco pra fazer a unha toda semana; 3) para quem trabalha com produtos químicos (tipo: acetona) ou na cozinha e não quer arriscar ficar com as unhas feias; ou mesmo 4) para quem está indo viajar e quer ficar com a unha bela por algum tempinho.


E você ?? Tem vontade de aplicar esmalte em gel nas suas unhas?
Ou prefere os tradicionais, como eu?


Dê sua opinião pra gente! O que você achou desta matéria experiência?

Beijooooo,

Marcelle
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou deste post? Você gostou? CONTA PRA GENTE, não vá sair sem dizer nada...
Compartilhe conosco suas opiniões! Dê sugestões, ideias, deixe seu blog para que o visitemos.
Nós escrevemos pensando em você!